4º Seminário da Região Metropolitana de João Pessoa - Escola? Presente
PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Nosso processo de formação profissional tem sido desenvolvido através de cursos, simpósios, workshops, seminários e congressos, realizados com apoios e parcerias de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.
Em aproximadamente 250 cursos realizados com recursos federais, a exemplo do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador, mais de 80 mil jovens e adultos foram qualificados em Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Com a realização de seminários regionais, nacionais e internacionais, integrantes do fisco municipal, estadual e federal, ouvidores, defensores públicos, ombudsman, juízes, desembargadores, promotores, advogados, integrantes do magistério público e privado, militares, pedagogos, psicólogos, e profissionais de outras categorias e trabalhadores em geral, ultrapassamos a marca de 130 mil pessoas de diversas áreas e localidades brasileiras.
Os resultados obtidos têm sido tão satisfatórios que os seminários constantes dos nossos projetos de formação se tornaram referência, especialmente, no âmbito das instituições responsáveis pelos sistemas educacionais em estados e municípios brasileiros.
PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Compreender os processos de Alfabetização e Letramento a partir desta perspectiva é assumir o compromisso com a oferta de uma educação efetivamente democrática, acessível a todos e todas, promovendo um exercício pleno de cidadania. Diante dessa premissa, o 4º Seminário da Região Metropolitana de João Pessoa “ESCOLA? PRESENTE” - Abertura do Ano Letivo 2025 de Pedras de Fogo-PB se justifica enquanto espaço de reflexão e de formação de professoras e professores que se disponibilizam a aprofundar o conhecimento sobre os processos de aquisição da leitura e escrita e do letramento, considerando que a formação do indivíduo deve se processar a partir do reconhecimento da dimensão integral que o constitui. Muito mais que direcionar o olhar para as escolhas das técnicas e métodos da Alfabetização e do Letramento, o referido Seminário se propõe a sensibilizar o profissional da educação quanto à relevância em contribuir para a formação crítica, ética e cidadã de novos e novas leitoras e leitores.
APRESENTAÇÃO
A educação como processo formativo tem um fundamental papel sociopolítico e pedagógico na promoção e efetivação da construção humana e, nessa direção, a possibilidade de ampliar os parâmetros éticos pelos quais é possível o exercício da boa convivência, o respeito às diferenças, a valorização do outro e afirmação da alteridade como formas de enfrentamento e redução dos conflitos e intolerâncias. Educar nessa perspectiva reafirma os valores humanos essenciais para as gerações atuais e futuras na construção de uma cidade amorosa e humanizada, na qual a cultura de paz seja mais presente e viva.
Para isso, a escola tem a tarefa pedagógica de fortalecer o reconhecimento e o respeito à diversidade cultural e as relações sociais num contexto de convivências humanas mais solidárias e harmoniosas.
A abertura de ano letivo é um espaço de formação de professoras e professores que visa à ampliação e aprofundamento das dimensões pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares, com o propósito de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de uma educação democrática e humanizadora. A qualidade da educação para todos e todas como princípio político-pedagógico é fundamental para materializar uma ação educativa que garanta o respeito à diversidade e o cuidado com o planeta e com os seres humanos.
É urgente o desenvolvimento de uma educação que contribua para relações humanas pautadas na ética do cuidado e no afeto. Uma educação que desenvolva nas pessoas uma ética da vida, cuidadora da Mãe Terra, integradora da humanidade com o ambiente, principalmente atualmente, em que a vida humana e planetária se encontra ameaçada pelas diversas formas de violências, falta de cuidado e desamor.
OBJETIVOS
- Refletir sobre as perspectivas inclusivas implicadas nos processos de Alfabetização e Letramento, que contribuem de sobremaneira para a efetivação de uma educação voltada à formação integral do indivíduo.
- Sensibilizar o profissional da educação quanto à relevância em contribuir para a formação crítica, ética e cidadã de novos e novas leitores e leitoras.
PÚBLICO-ALVO
- Profissionais da educação, professores, coordenadores educacionais, gestores, assessores, técnicos, além de pesquisadores, estudantes e outros profissionais de áreas afins.
PROGRAMAÇÃO
ETAPA I
Quinta-feira, 6 de fevereiro
08h00 - Atividade 1 | Credenciamento
09h00 - Atividade 2 | Abertura Solene
09h00 - Atividade 3 | Palestra
Tema | A Alfabetização na formação integral do indivíduo: Desafio da educação na contemporaneidade.
Palestrante: Emanuel Souto, Professor da Universidade Federal de Pernambuco
Objetivo do tema: Refletir sobre a alfabetização na formação integral das crianças nativas digitais, sendo esse um desafio da educação na contemporaneidade.
10h30 - Atividade 4 | Palestra
Tema | Alfabetizar e Letrar – Perspectivas inclusivas para o acesso a uma educação de qualidade e cidadã
Palestrante: Maiara Melo, Secretária de Educação de Acaraú, Ceará.
Objetivo do tema: Refletir sobre as perspectivas inclusivas dos processos de Alfabetização e Letramento, que possibilitem o acesso a uma educação efetivamente democrática e de qualidade.
11h30 - Atividade 5 | Sorteio de brindes e Encerramento
50 utilidades domésticas, com os participantes presentes.
ETAPA II
Segunda-feira, 10 de fevereiro
08h00 Atividade 1 | Credenciamento
09h00 Atividade 2 | Abertura Solene
Olimpíades Queiroz, Secretário de Educação de Pedras de Fogo/PB
09h30 Atividade 3 | Palestra
Tema: Quem disse que a educação pública não pode ser de qualidade?
Palestrante: Jayse Ferreira, Professor Premiado no Brasil, em 2014 e 2017.
11h00 Atividade 4 | Espaço para debate
12h00 Final das atividades