21º Seminário da Região Metropolitana do Recife “Escola? Presente”
IBPC PRO
O QUE SIGNIFICA?
O IBPC PRO é a sigla do Programa Integral de Desenvolvimento Profissional, ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.
O IBPC PRO desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos. Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se, os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.
Desse modo, o IBPC PRO compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.
PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
CONSTRUINDO PRÁTICAS QUE VALORIZAM A DIVERSIDADE
A formação da sociedade brasileira e do Brasil, como nação, não pode ser contada sem que se coloque no seu devido lugar a contribuição do povo negro e africano. É nessa perspectiva que a Lei nº 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do estudo das histórias e culturas da África e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas do Brasil, pretende recuperar a contribuição do povo negro, valorizar e evidenciar a sua cultura e combater o racismo estrutural. Nesse sentido, é fundamental reposicionar as políticas educacionais para a efetiva concretização da referida lei no que fazer educativo da sala de aula, considerando o que estabelece o Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e estabelecer novas práticas pedagógicas de afirmação e reconhecimento da diversidade cultural, mediante o fortalecimento de uma educação das relações étnico-raciais nos espaços escolares, com proposições curriculares que contemplem esses conteúdos nas diversas áreas do conhecimento. O Instituto Brasileiro Pró-Cidadania com o tema Educação Antirracista em Camaragibe: construindo práticas que valorizam a diversidade realiza o seminário de Abertura do Ano Letivo para a formação de professoras e professores, como forma de sedimentar uma educação antirracista e de valorização da diversidade cultural nas escolas.
Essa é a grande motivação para que o 21º Seminário da Região Metropolitana do Recife “ESCOLA? PRESENTE” com Abertura do Ano Letivo 2026, em Camaragibe, apresente temáticas que possibilitem às professoras e aos professores a reflexão pedagógica sobre o processo de formação dos estudantes, considerando a relação do conhecimento e da compreensão crítica do mundo com o amor, a solidariedade, o cuidado, a felicidade e a alegria de viver.
OBJETIVOS
- Contribuir para o desenvolvimento de uma visão crítica das professoras e dos professores sobre a formação da sociedade brasileira, corrigindo distorções históricas relacionadas às questões étnico-raciais e reconhecendo o valor e a contribuição cultural do povo negro e africano.
- Refletir sobre as questões pedagógicas e políticas da educação na perspectiva de combater o racismo estrutural, a partir de práticas educativas antirracistas e valorização da diversidade cultural na sala de aula.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 2 de fevereiro
MANHÃ
07:00h Atividade 1 | Credenciamento
08:00h Atividade 2 | Apresentação Cultural GRUPO EDUCANDARTES
08:20h Atividade 3 | Abertura Solene
09:00h Atividade 4 | Mesa de Debates
Tema | Educação Antirracista: construindo práticas que valorizam a diversidade
Palestrantes:
Ivanildo Carvalho, Professor da UFPE.
Benilda Brito, Conselheira do Conselho Nacional de Combate à Discriminação/MJ.
Mediação:
Janaína de Lima Barros, Professora e Gestora da SECED/Camaragibe.
10:30h Sorteio e Final das atividades da manhã
TARDE
13:00h Atividade 1 | Credenciamento
14:00h Atividade 2 | Apresentação Cultural GRUPO EDUCANDARTES
14:20h Atividade 3 | Abertura Solene
15:00h Atividade 4 | Mesa de Debates
Tema | Educação Antirracista: construindo práticas que valorizam a diversidade
Palestrantes:
Ivanildo Carvalho, Professor da UFPE.
Benilda Brito, Conselheira do Conselho Nacional de Combate à Discriminação/MJ.
Mediação:
Janaína de Lima Barros, Professora e Gestora da SECED/Camaragibe.
16:30h Sorteio e Final das atividades do evento
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da educação que atuam no campo da educação (professores, técnicos educacionais, coordenadores educacionais, gestores, assessores etc.), além de pesquisadores, estudantes e outros profissionais de áreas afins.
ENTREGA DE CERTIFICADOS
Serão liberados através do site www.procidadania.org.br ou enviados por e-mail aos endereços virtuais informados por ocasião das inscrições.
OUTRAS INFORMAÇÕES
(81) 3423-9676 | (81) 99178-0215 | (81) 99178-9676
eventos@procidadania.org.br
Arquivo: Folder-Abertura-do-Ano-Letivo-Camaragibe-2026.pdf