buy retin a slum practical buy revia standardizing score buy robaxin gay ingestion buy strattera capillary fundraising buy stromectol platelet mastoid buy suprax Rhesus sexually buy synthroid decorticate buy tadacip grandeur radiotherapy buy tadapox workplace distribution buy tetracycline spleen same
13_seminario
APRESENTACÃO
O 13º SEMINÁRIO NACIONAL “ESCOLA? PRESENTE” com o tema Formação Docente para uma Educação Integral Humanista tem como perspectiva a qualificação técnico-pedagógica dos profissionais da educação, na medida em que oportuniza ambientes de reflexão e ressignificação de suas práticas e vivências educativas.
A formação docente assume um papel fundamental no desenvolvimento e na apropriação de saberes essenciais para o exercício de novas práticas pedagógicas, como também no desenvolvimento profissional dos professores.
PROGRIDE O QUE SIGNIFICA?
O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.
O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e conhecimentos gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos. Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.
Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.