Progride
O Que Significa?

O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional - PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.

PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos. Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se, os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.


APRESENTAÇÃO

Nosso processo de formação profissional tem sido desenvolvido através de cursos, simpósios, workshops, seminários e congressos, realizados com apoios e parcerias de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Os resultados obtidos através do PROGRIDE têm sido tão satisfatórios que os seminários constantes desse projeto de formação se tornaram referência, especialmente, no âmbito das instituições responsáveis pelos sistemas educacionais em estados e municípios brasileiros.

O 4º Seminário da Região Metropolitana do Recife “ESCOLA? PRESENTE”, por ocasião da Abertura do Ano Letivo em Camaragibe, oportuniza aos integrantes do magistério municipal reflexões sobre o retorno às aulas presenciais, nas suas múltiplas relações, com a realização de três momentos formativos com temáticas especialmente voltadas ao currículo escolar com seus eixos e princípios norteadores, educação inclusiva, formação do leitor, língua portuguesa, matemática, ensino fundamental, educação infantil e EJA.