PROGRIDE O QUE SIGNIFICA?

O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional - PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.

O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos.

Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se, os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.

APRESENTAÇÃO

A proposta de realização do 25º Seminário Nacional “Escola? Presente” em meio à segunda onda do Covid 19, tem como objetivo ser um momento de formação, de fortalecimento e de encorajamento de todos os profissionais que compõem as redes estaduais e municipais de ensino, com o intuito de sensibilizar e mobilizar o contingente de professores e professoras para que se mantenham com entusiasmo e compromisso com a melhoria dos índices educacionais, quer estejam com suas aulas presenciais ou virtuais.

Este momento torna-se especial ao considerarmos as situações de fragilidades das relações afetivas nos ambientes familiares e na sociedade em geral, agravadas por mais de um ano de pandemia, aproximando-se de 450 mil mortos, incluindo familiares, amigos e colegas de trabalho.

As temáticas que se propõe abordar têm como foco questões da subjetividade humana, especialmente relacionadas à emoção, à afetividade, à felicidade, à ética, ao cuidado de si e às relações interpessoais.

As participações virtuais serão mediante login e senha individuais, liberadas pelo PRÓ-CIDADANIA através das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.