PROGRIDE
O QUE SIGNIFICA?

O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.

O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos. Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.

 

APRESENTAÇÃO

O 23º SEMINÁRIO NACIONAL “ESCOLA? PRESENTE”, com o tema EDUCAÇÃO PARA AS EMOÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA - cuidado, acolhimento e convivência objetiva contribuir significativamente para o processo de formação de professores e professoras em um momento em que a formação docente se torna cada vez mais relevante e imprescindível.

Estamos vivenciando um momento histórico de pandemia que tem gerado incertezas e fragilidades humanas que afloram em todos os espaços de convivências e esses fatores interferem diretamente nos aspectos socioemocionais dos estudantes e dos professores. Por essa razão, nesse seminário a maior relevância é dada para a formação das questões socioemocionais, privilegiando as abordagens pedagógicas preconizadas na BNCC, com um recorte especial para as quatro últimas competências: Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania.

É urgente pautar nas formações docentes as diversas temáticas que preparem os professores de forma significativa para que possam desenvolver com mais qualidade suas práticas educativas, na perspectiva da educação para as dimensões socioemocionais dos estudantes, preparando-os para que possam melhor enfrentar as dificuldades desse contexto atual, mas principalmente para que possam se conduzir nas suas relações intrapessoal e interpessoal com mais respeito, ética, autonomia e afeto.