PROGREDIR
O QUE SIGNIFICA?

Programa de Desenvolvimento Profissional e Integração Regional - PROGREDIR é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.

O PROGREDIR desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos. Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se, os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGREDIR compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.

 

APRESENTAÇÃO

O 1º ENDEB - ENCONTRO NACIONAL DE DIRIGENTES, TÉCNICOS E LIDERANÇAS EDUCACIONAIS DO BRASIL, com o tema “Encontros e Desencontros da Gestão Educacional: Repensando a Educação Básica no Brasil”, tem como perspectiva proporcionar um espaço de formação continuada com a mais alta qualidade de palestrantes na área da educação brasileira.

Com o objetivo de se tornar o maior evento de educação no país na área da gestão educacional, o 1º ENDEB promoverá um processo de discussão e reflexão de temáticas fundamentais, no contexto das políticas de gestão, capazes de ampliar os caminhos que levam às boas práticas da gestão educacional, contribuindo para o enfrentamento dos desafios contemporâneos no campo da educação e para o desenvolvimento do ensino de qualidade.

As participações serão presenciais, limitadas às vagas disponíveis e observados os critérios de participação definidos pelas instituições quer sejam públicas ou privadas.